quarta-feira, 7 de outubro de 2009

80. DE GRAÇA, ATÉ MAMOGRAFIA!


Estava eu no meio de uma reunião de trabalho por volta das 14:30 quando um recebo um telefonema de “número particular” no meu celular. Ora, “número particular” no visor é quase um sinônimo de “me atende pelo amor de Deus”, a curiosidade feminina vai às alturas e aposto e du-vi-de-o-dó quem não fica tentada a atender, mesmo porque a gente não tem a menor idéia de quem seja e aí fica melhor ainda!

Bom, atendido o telefone deu-se o seguinte diálogo: “Sra Clélia, por favor, a senhora poderia dar o seu número de CPF e RG para que a gente possa estar emitindo sua passagem para o evento?” Danou-se, pensei , já do lado de fora da minha reunião: telemarketing, pegadinha, sei lá, qualquer coisa do gênero. Que chatice! A moça repete novamente e eu saco outra opção,do tipo sei lá, ganhei algum concurso que eu tinha me inscrito displicentemente num dia qualquer meio entediante. Nada, não lembrava de nenhum. Pois então ela começa a se explicar, já percebendo o meu total desconhecimento daquele telefonema sem pé nem cabeça.

Para encurtar a estória, estavam me convidando, na condição de blogueira, para um evento comemorativo do Outubro Rosa, que aconteceria no dia seguinte em SP. O evento dava ênfase à questão da Lei que dá o direito a qualquer mulher acima dos 40 anos a fazer a mamografia no SUS, de GRAÇA. Estávamos lá, eu e algumas blogueiras do Brasil (não sei quantas, mas umas 40), para “espalhar” esta informação nas redes sociais e principalmente nos nossos blogs. Pois então, vamos lá garotas, avante!

Mas vou além uma vez que você que está lendo este meu cantinho provavelmente deve ter plano de saúde, certo? E se já chegou até aqui deve ter acesso à informação e já está careca (ops!) de saber desta lei. Então minha amiga, tenho uma proposta: avise a moça do supermercado que já sabe tudo que você come na semana, a trocadora (cobradora) do ônibus que você usa com regularidade, a atendente da lanchonete onde você toma aquele cafezinho bem gostoso, a moça da faxinha do prédio do seu escritório que ouve você falar no telefone e deve saber de cor o nome de toda a sua família, a ascensorista do prédio dos seus inúmeros médicos que já viu você sair rindo, chorando, comemorando, pensativa, enfim, mulheres que estão na sua vida quase todo dia mas que por algum motivo você não vê. Avise a elas, explique como funciona, tenho certeza que a partir deste momento ela não será mais invisível. E nós todas estaremos espalhando esta notícia aos quatro ventos!

PS> Fui lá, foi bacana e conheci a Luanda Barros, blogueira pernambucana e uma graça de pessoa.

sábado, 3 de outubro de 2009

79. Positiva e Operante!


Hoje faz um mês que meu pai faleceu depois de lutar contra um câncer de pulmão. Saudades.
Nos últimos meses fiquei muito envolvida com esta situação e neste último resolvi me recolher um pouco e tirar férias do blog. Com a doença do meu pai adiei minha cirurgia de reconstrução, fiquei com medo de sair do foco do blog e não voltar nunca mais!
Well, como nada se perde, tudo se transforma, então ta bom: retorno nos médicos já nesta semana, exames, e motivos de sobra pra voltar a escrever neste meu puxadinho. Vou começar a escolher modelos para os meus seios novos (é, pq o outro que ficou precisa ser repaginado!), inventar novos cortes de cabelo agora que eles já estão “encorpados” e me preparar para o Rio 2016! Não quero perder por nada esta festa aqui no Rio! Não quero perder por nada o espírito regenerador que se apossou de mim desde o meu diagnóstico, a alegria de viver e principalemente rir de mim mesma.
Quanto ao meu pai, sei que não vou mais bater um papo, receber uma piada por email, ouvir um “fala baixinha” no telefone antes de dar bom dia ou tirar qualquer dúvida sobre qualquer coisa, já que ele era o meu Google particular, entre outras delícias. Mas tenho certeza absoluta que ele diria: “ta bom baixinha, já fui mesmo, vai cuidar da sua vida”! Fui.