quarta-feira, 7 de outubro de 2009

80. DE GRAÇA, ATÉ MAMOGRAFIA!


Estava eu no meio de uma reunião de trabalho por volta das 14:30 quando um recebo um telefonema de “número particular” no meu celular. Ora, “número particular” no visor é quase um sinônimo de “me atende pelo amor de Deus”, a curiosidade feminina vai às alturas e aposto e du-vi-de-o-dó quem não fica tentada a atender, mesmo porque a gente não tem a menor idéia de quem seja e aí fica melhor ainda!

Bom, atendido o telefone deu-se o seguinte diálogo: “Sra Clélia, por favor, a senhora poderia dar o seu número de CPF e RG para que a gente possa estar emitindo sua passagem para o evento?” Danou-se, pensei , já do lado de fora da minha reunião: telemarketing, pegadinha, sei lá, qualquer coisa do gênero. Que chatice! A moça repete novamente e eu saco outra opção,do tipo sei lá, ganhei algum concurso que eu tinha me inscrito displicentemente num dia qualquer meio entediante. Nada, não lembrava de nenhum. Pois então ela começa a se explicar, já percebendo o meu total desconhecimento daquele telefonema sem pé nem cabeça.

Para encurtar a estória, estavam me convidando, na condição de blogueira, para um evento comemorativo do Outubro Rosa, que aconteceria no dia seguinte em SP. O evento dava ênfase à questão da Lei que dá o direito a qualquer mulher acima dos 40 anos a fazer a mamografia no SUS, de GRAÇA. Estávamos lá, eu e algumas blogueiras do Brasil (não sei quantas, mas umas 40), para “espalhar” esta informação nas redes sociais e principalmente nos nossos blogs. Pois então, vamos lá garotas, avante!

Mas vou além uma vez que você que está lendo este meu cantinho provavelmente deve ter plano de saúde, certo? E se já chegou até aqui deve ter acesso à informação e já está careca (ops!) de saber desta lei. Então minha amiga, tenho uma proposta: avise a moça do supermercado que já sabe tudo que você come na semana, a trocadora (cobradora) do ônibus que você usa com regularidade, a atendente da lanchonete onde você toma aquele cafezinho bem gostoso, a moça da faxinha do prédio do seu escritório que ouve você falar no telefone e deve saber de cor o nome de toda a sua família, a ascensorista do prédio dos seus inúmeros médicos que já viu você sair rindo, chorando, comemorando, pensativa, enfim, mulheres que estão na sua vida quase todo dia mas que por algum motivo você não vê. Avise a elas, explique como funciona, tenho certeza que a partir deste momento ela não será mais invisível. E nós todas estaremos espalhando esta notícia aos quatro ventos!

PS> Fui lá, foi bacana e conheci a Luanda Barros, blogueira pernambucana e uma graça de pessoa.

8 comentários:

Mariana Rocha disse...

já avisei minhas assistentes aqui em casa e pedi que falassem com as mulheres com quem têm contato. é fundamental, né?
bjs e saudades!
mari

Mylla Galvão disse...

Clélia,

Não sabia disso não!!!
me conta mais sobre isso?
Mas em todo caso vou avisar minhas cunhada a esse respeito...
bjão

aurelia de holanda barrigana disse...

Olá !
Sou Aurélia e tomei conhecimento de seu blog através da Virginia Moraes, como estou expondo este assunto em minha página nop flickr, postei seu blog e seu relato, muito lega.
Você é mais uma mulher maravilha.
Beijão e prazer te "conhecer".

http://www.flickr.com/photos/aureliaholandabarrigana/3992554725/in/photostream/

Unknown disse...

Clélia,

Mais uma vez, nossas vidas coincidem. Meu pai, Bessa, faleceu na semana passada, aos 66 anos, em decorrência de uma hemorragia no pós-cirúrgico para a retirada de um câncer na bexiga.
Fiquei sem chão! Estou me reestruturando aos poucos.
Que eles estejam bem!

Ana Pessoa disse...

Querida,
Fiquei uns tempos sem lê-la... porisso só agora me manifesto;
receba meu abraço apertado pelo seu pai e a renovação de minha confiança em sua força e vitalidade.
bj
Ana

Letícia Alves disse...

Muito bacana!
Tem que divulgar sim!
Eu falo pra quem conheço.
Beijos Tempestuosos!

Wagner Sarchis disse...

Onde estão as postagens? Onde esta a Clelia?

Fernanda disse...

iiii...
Estou chegando agora!

Uma pergunta:

Que idéia estaparfúdia é essa? A recomendação feita por médicos americanos agora é que a mamografia deve ser feita só depois dos 50 anos de idade??? Vai entender esse povo...
Queria sua opinião!
No mínimo estranhooooo...não?

Estou acompanhando o seu blog! Gostei muito da maneira que vê o cancêr e o resto tb...

Seguindo...
Saudações!
Fernanda.