terça-feira, 12 de maio de 2009

69. EU VIVO (VEJO) UM MUSEU DE GRANDES NOVIDADES ou PARA NÃO ESQUECER.


Estou vivendo uma situação recorrente nas duas últimas semanas: tenho reencontrado pessoas que não via há tempos. Incrível! Para finalizar a semana, no domingo das mães reencontrei minha amiga Pólita, a mais antiga de todas as amigas e a melhor amiga por muitos e muitos anos, do início do primário até o fim da faculdade, pelo menos. Para ela contei o primeiro beijo, a primeira menstruação, a primeira relação sexual, todos os meus medos e alegrias, descobertas comuns à trajetória de uma mulher. E vice e versa. Quando vim morar no Rio e ela ficou em Manaus, nossas cartas (meu Deus, escrevíamos cartas!) eram constantes e verdadeiras obras de arte (principalmente da parte dela, claro), embrulhadas em papel colorido, com recortes, cheiros, enfim, haja tempo ocioso! E a gente sofriiiiiiia, escrevia cartas dificílimas, nossa, a gente era metida mesmo, nos achávamos ali ó com Clarice Lispector.
Depois ela finalmente veio morar aqui, e a condição de comissária de bordo era favorável para encher nossas vidas de novidades, de canetinhas diferentes a bebidas mais turbinadas, passando pelo CD "difícil de achar no Brasil". Foi uma época maravilhosa!
Com o tempo, aos poucos fomos nos afastando, e até agora nem sei os motivos ao certo.
Aliás este é um parágrafo: tenho muita dificuldade em lembrar o que me faz triste. Com o passar do tempo, esqueço os motivos que me trouxeram algum desconforto, sou facinha, facinha. Aliás, não guardo nadica de nada que me faça mal, portanto, sou a prova viva que isto não tem nada a ver com câncer esta história que guardar rancor ou ressentimentos dá câncer!!! Pelo menos o meu não foi por isso..
Bom, voltando....
Quando eu recebi o diagnóstico do câncer, liguei pra ela logo em seguida... Tive uma vontade enorme de falar com ela especificamente, talvez por que ela fosse a única pessoa capaz de me contar aos pouquinhos, remotamente, como eu tinha chegado até aqui, fazer o link e juntar os meus pedaços para ganhar força e enfrentar a doença como gente grande. Como João e Maria eu tinha jogado os miolos de pão pelo caminho, e ela era uma pessoa que podia me ajudar a me achar.
Me fez muito bem falar com ela, com certeza. Sempre foi e não seria diferente. E aí fui fazendo disso um hábito, liguei pra pessoas que não encontrava mais, colegas de faculdade, ex mulheres ou maridos de amigos, ex namorados, etc.
Na verdade muita gente eu tenho reconhecido, no sentido de “conhecendo novamente”...
Gente que fez parte da minha intimidade e que eu estava distante ou via de outra maneira, ou sei lá, pouco via! O fato é que meus hábitos mudaram em parte, baixei a bola, tenho estado mais atenta, sei que não sou invencível, reconheço valor nas pequenas coisas do cotidiano banal, presto mais atenção nas palavras que ouço e penso antes duas vezes antes de dar as minhas respostas. Não que eu seja uma louca desvairada ou que não seja cuidadosa com as pessoas que amo, mas certamente sou em parte outra pessoa. E neste momento aproveito para resgatar gente, comportamentos, pedaços de conversa, hábitos maravilhosos que havia deixado pra trás, etc. Como cantava o poeta Cazuza, e de quem eu roubo a frase e interpreto livremente ...
“Eu vejo (neste caso, Vivo) um Museu de Grandes Novidades”.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi ,bonita sua historia!enquanto a sua doenca ,voce pode ter chance de se livrar dela,ativando uma parte do sistema imonologico que esta latente,nao custa nada!
se estiver interessada mande o seu email para sandro_st0@hotmail.com

Menina Robô disse...

Tambem tenho um coraçao mole, mole =]

Bjokas =*

Kariny

Dobrando sonhos disse...

Oi Clélia tudo bom? que saudade de ler suas estórias...na medida do possível está tudo tranquilo por aqui!!!!

Fiz um blog com meus trabalhos dê uma olhadinha!

Um abração bem grande!!

Rubia Raquel disse...

Clélia... sempre gosto muito de seus post, mas este está ainda mais especial!!!
Impossível vivermos isso tudo e continuarmos sendo as mesmas... minha psicóloga diz que é esse o caminho, então vamos seguir em frente e ser felizes!!!
Um super beijo!!!!