terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

51. Iemanjá X Carmem Miranda. Carmem Miranda X Iemanjá. Assim, ó!















Hoje fui ver o contador do blog e vi que tinha uns 4 mil e poucos acessos. O blog começou em outubro de 2008 e nunca imaginei que fosse ter vontade de continuar escrevendo até aqui, dia 02 de fevereiro, dia de Iemanjá! E não tenho planos de parar não, não é que tomei gosto? Quem sabe ela me deu força, e olha que nem sou assim ó, com ela. Tenho aquela intimidade básica, de quem mora no Rio (vez por outra leva flores no mar), já passou algumas férias na Bahia, produziu um documentário sobre o assunto, e acende umas velas de vez em quando para levantar o astral, agradecer, ou fechar aquele negócio. Às vezes até ligo pra minha mãe: “Ô mãe, acende uma vela aí pra mim”!’, com a certeza de que ela fez menos besteiras que eu nos últimos anos e vai ser mais bem atendida.
Bom, voltando ao assunto, resolvi “puxar” de onde vinham as entradas do blog, e “pesquei” algumas curiosas como: “frio constante na barriga”, “câncer dói”, “para não cair cabelo mesmo na quimioterapia”, “como usar henna no cabelo”,”radioterapia fica careca”, “tirar o seio”, “mastectomia casamento”, “como conviver pessoa com câncer”,“fazer sexo com câncer”, “cabelos careca quimioterapia”, “silicone e câncer de mama”, além de outras muito loucas e picantes que fico tímida em colocar e que caem no blog ou por acaso ou porque tem gente fazendo “coisas” muito estranhas..... e por aí vai.
Muitas perguntas e questionamentos são essencialmente femininos, coisas de mulherzinha mesmo. Até porque o câncer de mama é em torno, 99,9% feminino. O cabelo, então, é o campeão! E pode ser de Manaus, Lages, Califórnia, Porto Alegre, Fortaleza, Lisboa, Macaé, São Paulo, Rio, enfim, não importa, elas só pensam naquilo!
Muitas mulheres eu conheci por aqui, de tanto que me visitaram, viraram amigas.
A essas mulheres, que como eu, ficaram curiosas, tiveram medo, procuraram respostas e fizeram perguntas, deram a volta por cima e/ou estão dando, a todas elas, aqui no meu puxadinho e espaço que é o blog, ofereço espelhos, perfumes, anéis, colares, flores, batom e tudo que as deixem mais bonitas e felizes. E as convido para colocarmos todos os balangandãs nos braços, os colares no pescoço, nossos lenços coloridos, passar o batom mais bonito para sairmos “Carmemirandiando” por aí, rodopiando e varrendo para longe como uma baiana na avenida, todas as tristezas do caminho. Sabendo que tudo passará, está passando ou já passou, e quem sabe com a ajuda de Iemanjá e do povo de Aruanda. Odoiá.
E fico feliz se em algum momento pude fazê-las rir, coisa que faço bastante por aqui quando estou escrevendo. Faz bem pra pele e aumenta os leucócitos!

5 comentários:

Rubia Raquel disse...

Olá Clélia!!
Adorei sua descrição pós-operatório. Após muita luta minha cirurgia está confirmada para quinta... vamos nessa então!!!
Depois, eu volto para fazer a minha descrição!!!
bjs

Unknown disse...

Clelia, amei descobrir o seu blog! Evitei a internet desde q descobri o meu câncer (ovário e mama, mas evito falar no plural!) e, quando resolvi encará-la, te descubro! Temos muito em comum. O jeito de falar (escrever, mas sinto como se estivesse conversando com vc), a maiga/marida Rooooose e o melhor... o sobrenome Bessa. Sou Rosaria Bessa, filha de Bessa!
Já fiz minha cirurgia e estrou prestes a começar minha quimio. Seu blog é mto inspirador, suas frases então..." Eu gosto de repetir a palavra câncer muitas vezes ao dia, até ele encher o saco e ir embora".
Grande beijo!

Unknown disse...

Clelia, não tenho perfil no Blog e nem coloquei remetente! Meu e-mail é rosaria.bessa@gmail.com.

Bjs!

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Clelia,
Adorei i "carmemirandiando" e tudo mais.
Beijos
Heloisa

Anônimo disse...

em 1996 também me deparei com esse impacto que transforma tudo em nossa vida........ante o desespero so pensei tenho que reagir......reagir. rezar...rezar ...e seguir em frente.......ainda tenho medo das revisões..já tenho outras doenças da propria idade etc mas te digo ter cancer é uma experiencia além do que se pode imaginar........´nos faz ver o que não somos capazes de enxergar e a vida..passa de forma mais valiosa porque o amanha é o aki e agora.......boa sorte e siga sempre a cada dia mais um passo!