sábado, 24 de janeiro de 2009

48. O QUE NÃO DIZER PARA UMA PESSOA COM CÂNCER

NUMÉRO 0: O CÂNCER NÃO É UMA SENTENÇA DE MORTE.
Portanto, nem todas as pessoas que estão em tratamento (quimioterapia) ou que fizeram cirurgia (mastectomia) ficam de mau humor ou de mal com a vida. Na verdade, quem já encara a vida assim, claro, mas quem ama a vida e tem consciência de que aquilo é uma fase, não. Me encaixo no segundo caso. No entanto, algumas coisas são comuns aos dois tipos e acho que posso enumerá-las “de cadeira”.

Frases como:
1. “Como você está abatida”, são proibidas.
2. “Nossa, vc não morre tão cedo, estava pensando em vc!”. JAMAIS DIGA ISSO PELAMORDEUS.
3. “Vi fulano (seu ex-namorado) no cinema com a fulana, lembra, aquela que dava em cima dele?” Isto é quase insuperável.
4. “Você precisa fazer a unha”. Lembre-se, quando fazemos quimioterapia, NÃO PODEMOS FAZER UNHAS”, aliás, sem cabelo e ir ao salaão de bezela fazer as unhas economizamos uma grana neste período.
5. Visitas pela manhã: Nunca. Esta hora a gente sempre acorda “meio pau, meio tijolo”. A quimioterapia às vezes dá uma enjoada, e com a mastectomia a gente demora a se vestir e ou se compor. E ligue antes de aparecer, que é o básico.
6. E de lei: não ligue para falar daquela “balada incrível, imperdível, maravilhosa que vc está indo” e muito menos diga; “puxa, que pena que vc não pode ir” ou pior: “ainda bem que vc não foi, estou numa resssaaaaca e minhas pernas estão doídas de tanto que dancei!”
7. Evite conversas sobre desgraças, do tipo terremoto, vendaval, enchentes e etc.. Já estamos vivendo uma fase meio ruim.
8. Não conte histórias sobre câncer com final pouco feliz. O câncer tem diferentes tipos e A MAIORIA tem cura.
9. Não conte histórias sobre o câncer com final feliz. A esta altura já sabemos mais do que vc imagina, cpf, identidade, enfim, já googlamos muitas vezes, além de falarmos com nosso médico com uma certa frequência.
10. Aliás, não puxe o assunto câncer. É o similar de pedir para aquele seu convidado músico “tocar aquela” no meio da festa de aniversário do seu filho de 10 anos.
11. Caso não veja a pessoa há tempos, já que muitas vezes saímos de circuito temporariamente, não diga: “nossa, tava pensando em te ligar”. Não ligou, pronto. Não precisa se desculpar. É pior...
12. Não entupa a caixa postal de email do estilo "mande para 12 amigas e seu pedido será atendido em 03 dias", acompanhado de um "pensei em você". Apesar de ser fofo, nos normalmente pedimos para ficar logo nos trinques e saudáveis, mas não conheço nenhum tratamento de câncer que dure menos de 03 meses.
E por aí vai...
O bom mesmo é dar um puta abraço e deixar que a gente se sinta à vontade.

14 comentários:

Anônimo disse...

Clelita,
Quando vai poder dar uma escapada ? Semana que vem ja to de volta .
Beijo
Je

Anônimo disse...

Querida vc é linda! amei seu blog, adoro mulheres fortes e batalhadoras, ler seu blog me deu forças , Obrigado!! bjus
Voltarei mais vezes !!

Rubia Raquel disse...

Olá Clélia... fiquei super feliz com seu comentário no meu blog!
Bem, encontrei seu blog há pouco tempo e adorei sua forma de encarar isso tudo, e principalmente pelo fato de ser muito parecido com o que eu quero pra mim...
Quanto a escrever, a princípio estou adorando!! O único problema é usar a primeira pessoa, falar de mim e dos meus sentimentos, principalmente pq sempre usei a terceira pessoa pra tudo... rs..
Vou lhe passar meu email que tbm uso como msn, se quiser adicionar, será um prazer, além de um grande aprendizado! rubia_raquel@hotmail.com.
Vou começar a ler o começo do teu blog, para ver se os sentimentos são parecidos, e acredito que sim!!!
Um grande beijo!!!!

Anônimo disse...

Sabe que tb vivo pensando numa listas dessas... Vai mais algumas
-Odeio ouvir- Deus não te da a cruz maior que possa carregar...
- Deus quiz assim...
- Encontrar com ex amigas (eu tenho) no elevador e ficam congeladas e dizem.. Não te ligo ou não vou te ver para não incomodar.
- Posso morrer antes de vc, posso sair agora e ser atropelado(a), sim meu bem mais nós pacientes temos um fio sobre nossas cabeças com uma espada nos lembrando a todo momento que qq passo em falso pode mudar tudo.
Tenho muita fé, não vivo pensando em morte, penso em saúde!
Qd lembrar vou acrescentando na sua lista.Bjs.

Anônimo disse...

Havia também uma frase que eu odiava ouvir: "ah, como você é forte!"
Ah, gente! Forte o caraPIIIII! Cada um, nessas horas, inventa um jeito de aliviar as suas próprias dores (do corpo e da alma!)...
Um grande abraço!

Licca Sousa disse...

então...tem pessoas que não sabem o que falarrrr.........então pq não ficam com a boca fechada!!!
Vem com esses comentários, nossa como vc está magra!!! ou nossa nem parece que vc está fazendo quimio..(como é que pode , não reparrou que estou careca...hihihi), ou vem com aquelas histórias aterroziantes, por exemplo minha vizinha tbm teve e morreu!!!
Pô para com isso....foram nessas horas que conhecemos as pessoas que nos rodeiam..me surpreendi com muitas delas...algumas que achei que eram realmente amigas nem sequer tiveram coregem para me visitar..e outras que achei que nem me suportavam..estavam sempre por perto me dando muta força...
mas querida Clélia...fique com Deus..logo ..logo já vai acabar..eu tbm passo pelo que vc está passando...fiz MASTCTO e estou com o expansor...já fiz 4 QT das Oito que tenho que fazer...
E tbm não aderi a peruca..uso lenços e boné...e até criei coragem de colocar minha primeira foto CARECA..para podermos ficar mais a vontade..Heheheheheh
BJussssssss no coração!!!!

Anônimo disse...

muito interessante
queria postar no meu blog...
tem problema?

nanda.lindamello@gmail.com

Anônimo disse...

utilidade publica!!! estava aqui revendo sua presença no Sem CEnsura

SANDRA FERREIRA disse...

Menina!!! Fiquei enlouquecida com este post!
Minha amiga perdeu umas mama no ano passado (fez reconstrução imediata) e eu nunca pensei que talvez eu tenha falado alguma besteira com ela... E agora?
Bem, ela continua minha amiga, talvez eu tenha tido a sensibilidade suficiente.Adorei seu blog e seu astral.
Um abraço.

Andrea Xavier disse...

vou imprimir e distribuir antes do oi, rs, colocar na geladeira e mandar numa corrente de e-mail.

luciana martins disse...

OI,CLELITA SOU FISIOTERAPEUTA ESPECIALIZADA EM ONCOLOGIA E LINFEDEMA HÁ 12 ANOS EM BRASILIA E ADOREI SUA MENSAGEM Ö QUE NÃO PARA UMA PESSOA COM CANCÊR . AQUI NO CONSULTORIO VÁRIAS PACIENTES RECLAMAM DO QUE JÁ OUVIRAM.EU SEMPRTE CHAMO ESSAS PESSOAS DE URUBÚ OU AS COMADRES QUE SÓ SABEM ESPALHAR DESGRAÇA.NÃO SEI SE POR MALDADE OU PORQUE SÃO INFELIZES ,MAS O MUNDO SEMPRE DÁ VOLTAS E UMA HORA ELAS VÃO PRECISAR DE UM ABRAÇO,UM SORRISO E DE PALAVRAS QUE NOS FAÇA ACREDITAR QUE TUDO DARÁ CERTO . ESTOU SEMPRE PERTO DE VOCÊS MULHERES GUERREIRAS .MEUS CONTATOS:61-33458997 lu.mm72@yahoo.com.br e meu blog sobre informações da necessidade da fisioterapia e todas as dúvidas que eu possa ajudar http//fisioterapiaoncologicaelinfedema.blogspot.com bjs luciana martins

Anônimo disse...

Oii, tenho 18 anos, e perdi minha mãe quando eu tinha 16... a médica chegou nela e disse : vc está com cancer e não tem mais o que fazer... tipo assim: minha mãe nem comia mais, nem saia da cama, acho que isso é o pior jeito pra vc dizer uma pessoa que está com essa doença, sofre até hoje com isso... mais vendo esse blog me tranquilizei um pouco de saber que ainda pessoas boas, que encaram a vida de outro jeito...

B,18anos, interior de SãoPaulo

Unknown disse...

Sem comentarios,simplesmente amei,beijos em seu coracao.Deus te abencoe grandemente.

Angela Alex disse...

Estou dando um testemunho sobre o Dr.JAMES, o grande Herbalista, ele tem o
curar todos os tipos de doenças, ele curou meu câncer de mama, embora
Eu passei por sites diferentes. Vi testemunhos diferentes sobre
Dr. James curando as pessoas de câncer de mama, então eu me perguntei por que as pessoas ainda sofrem com isso?
então decidi entrar em contato com drjamesherbalmix@gmail.com, não acreditava nele
muito, eu só queria experimentá-lo, ele respondeu meu e-mail e precisava
algumas informações sobre mim, então eu enviei para ele, ele preparou
(CURE) e o enviou ao Airfreight Online Courier Service para entrega,
ele deu meus detalhes ao Courier Office, eles me disseram que 3-5 dias
Vou receber o pacote e tomei o remédio como prescrito por ele (MANHÃ E NOITE)
e fui fazer um check-up 1 semana depois que terminei o medicamento, eu estava
teste negativo, se você é um paciente com câncer de mama ou está sofrendo de algum tipo de doença como efeitos no reto, danos no intestino, obstrução intestinal, doença do ovário, câncer, hipotireoidismo, herpes, DPOC, HIV, artrite, doença de Lyme, HPV, infecções no fígado Doença, Doenças Auto-Imunes, Doença de Parkinson, Lúpus, Nefrologia e Hipertensão, Neurologia, Obstetrícia, Ginecologia e Saúde da Mulher, Oncologia, Pediatria, Pneumologia, Mielofibrose Aguda, Sintomas de Alzheimer, CÂNCER DE MAMA, DIABETES, PERDA DE CABELO, TRATAMENTO DE CABELO, TRATAMENTO LEUCEMIA, LEUCEMIA MIELÓIDE, TRATAMENTO DE CÉLULAS-TRONCO. .. entre em contato com o Dr. James via: (drjamesherbalmix@gmail.com) ou envie uma mensagem para ele no whatsapp +2548152855846