segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

40. GENTILEZA GERA GENTILEZA & REVISÃO DE CATÉTER


Dias desses fui levar uns exames do meu pai na Oncoclínica, onde ele será acompanhado pelo Dr. Sergio Allan no tratamento que se inicia em breve.
Lá fiz quimioterapia e é aonde atende meu oncologista “gato”, com todo respeito, Eduardo Bandeira de Melo. Aliás, esta fala, “com todo respeito”, já usada no último post é uma expressão emprestada do meu amigo Jê, que a usa como um lorde inglês, um luxo, cuidadoso que só com as amigas.
Bom, aproveitei a viagem até lá e fiz a revisão de quilometragem do meu cateter. Quando você tem um, é necessário mantê-lo sempre em ordem, você não precisa de mais nada para se preocupar, portanto, mantenha seu cateter limpo.
Não que eu queira usá-lo novamente, Deus me livre, mas caso isto aconteça ele tem que estar nos trinques.
Cheguei lá, aquela festa com as meninas da Quimioterpia, e aí, como vai, e as crianças, e tal. A gentileza de todos da Oncoclínica é nota 10 e eu digo e afirmo: é fundamental.
Quando você chega com câncer para o início de um tratamento você já está um lixo.
Já passou por máquinas, foi furada por agulhas enormes, te enfiaram em tubos claustrofóbicos, te chaparam algumas vezes, já colocou aquele avental horroroso, aberto na frente, aberto atrás, andou com aquele chinelinho contraceptivo de pra cima e pra baixo, enfim, seu corpinho (quase) não te pertence!
E você chega lá na Oncoclínica e eles te chamam pelo nome, é quase uma redenção, um paraíso!!!
Nunca pensei que me sentiria tão bem com alguém falando: Clélia, já está subindo seu prontuário, Clelia, onde vc fez seu exame de sangue para pegarmos, Clélia, como o Dr. Eduardo falou que seu exame de sangue não está tão bom, vamos marcar pra próxima segunda, Clélia, em qual braço posso aplicar...
Incrível, mas soa como música nos ouvidos, algo como: A senhora vai pagar com cheque ou cartão?
Portanto, quando você escolher com o seu médico o lugar do seu tratamento, leve em consideração este dado, que pode parecer uma bobagem, mas que fará você se sentir muito melhor, até esquece por que motivo está lá. O que é excelente para vencer o câncer.
E, claro, o lugar que você recomendaria sem medo, até para o seu pai!

2 comentários:

Anônimo disse...

Clélita,
A última curva foi completada e agora é pisar fundo e aguadar pela quadriculada .
O futebol pode ser uma caixinha de surpresas mas esse jogo está ganho desde o apito inicial.
"É tudo uma questão de manter a espinheta ereta , a mente certa e o coração tranquilo "
Na nova odem a tranquilidade é sem trema e é só assim que serve prá gente ... pois quem não deve não usa trema ( sorrie)
Clélita, com todo respeito , na sexta passo prá te dar um beijo.
Com amor,

Anônimo disse...

Também me sinto como vc na clinica,todos são tão amorosos...
Que bom que vcs estão em boas e generosas almas.. Sorte e coragem p/vcs.