sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

50. MASTECTOMIA: SÓ DÓI QUANDO EU RIO, E A VIDA NÃO TEM TECLA ESC.




Ok. Estou viva
Ok. Bem viva.
Ok. Estou mais viva que nunca.
Ok. Que bom que acabou esta etapa e o câncer se foi.
E só dói quando eu rio.

Pois então, operei dia 15 de janeiro e dia 17 já estava em casa, recebendo o carinho dos amigos e enfrentando a curiosidade “quase mórbida” natural dos porteiros e alguns vizinhos – “nossa, uma mulher que tirou o seio, deve estar sofrendo horrores!”...Ué, mas você já está de pé?”.... “Já vai trabalhar”?
É incrível como o que o seio representa no “conjunto da obra” de uma mulher. No caso de um seio mastectomizado, provoca curiosidade, uma pena velada, solidariedade, cuidado, ternura e por aí vai. Todos os sentimentos simultaneamente.
E sempre esperam de você uma mesma reação: tristeza infinita. Afirmo que a trsteza dura pouco, pelomenos pra mim.
E quando você não sente tudo o que esperam de você? Fazer o quê?
Me preparei bastante para o dia da mastectomia. Terapia, sal grosso, leituras (principalmente as que exaltam o espírito, já que o corpo estaria baleado), conversei com amigas, li sobre experiências parecidas e me senti pronta pro dia D!
Hãm Hãm. Vou te contar: é f...! Qualquer cirurgia é de “doer”.
Não esteticamente, mas fisicamente mesmo! Tive que tirar alguns gânglios e, portanto mexi com a axila... E daí? Tenta pegar na orelha oposta à cirurgia? E o azeite para repor que está na prateleira mais alta d armário? Nooooossa. Parece que fiz uma farra fenomenal na noite anterior, ou um sexo selvagem sado-masô em que eu fiquei pendurada numa espécie de pau de arara! Imaginou? Pois então, é isso.
Dói porque o músculo foi mexido e isso não tem preparação psicológica que dê jeito. É exercício, tempo e analgésico.
E se alguém vier te dar aquele abraço, previna-se ou então será aquele riso amarelo.
Se fiquei triste com o pós-operatório: sim.
Se estou triste: não mais.
Não que eu não esteja mexida, afinal, a dupla sempre me fez muito feliz por todos esses anos, e é incrível a harmonia divina dos 02 juntos. O que fica sozinho, coitado, fica meio desequilibrado.
E no mais, como ouvi um dia de uma adolescente em crise: “a vida não tem tecla esc, então, tem que encarar”.
E imediatamente penso:
1. Vou ter tempo para escolher meu “air bag” novo e pedir “ajuda aos universitários”.
1. Em julho, no meu aniversário, estarei nos trinques!
2. O meu câncer deve estar em algum lixo hospitalar (espero!), por aí e não é reciclável.
3. No carnaval já estarei recuperada.
E falo pra vocês uma vantagem:
É a dieta mais eficiente que eu fiz. Em 04 horas perdi 02 quilos!

16 comentários:

Srtª Elis° disse...

oiii..olhe passando pelos blog encontrei o seu.
vejo que tens muita alegria e força de vonatade de demostrar em forma de blog e palavras...
olhe como a vida é...nos poe em cada uma né...
olhe xerooo lindona e vai lá no meu cantinho quem sabe..nuam seremos amigas....hehe !

Solange disse...

Oi Clélia,

Vc realmente é uma pessoa linda... me divirto com suas vivências.
É isso aí o tempo é o melhor remédio. E se preparar p/ a reconstrução isso é vida, sonhar e realizar é preciso.

Um grande beijo,

Solange

Anônimo disse...

Primeiro gostaria que vc falasse pro Sr. Bessa que estou rezando por nós e por ele nas minhas orações pra São Peregrino.Ah acho que já te falei que tb sou recém mastectomizada, olha têm alguma vantagens, como diz o ditado"Há males que vêm de trem", pude remarcar minha passagem de avião de Fortaleza até Manaus sem desembolsar nada de acréscimo, levando o atestado médico, posso comprar carrro novo sem pagar IPI, retirar Pasep e FGTS,vê se vc descobre mais algumas coisinhas que podemos ter.Lembra que ao sair de Manaus vc reclamou do frio no avião? pois é, vim pra Fortaleza no dia 06 de dezembro pra fazer a radioterapia, e ao sair o comandante perguntou se a climatizacão estava boa dentro do avião, aí eu pensei acho que é por causa da reclamação da Clélia, se ela viajou pela G.Desculpe-me se às vezes pareço muito íntima. Minina eu sinto como se a gente fosse amigas de infância, imagina?Um grande beijo no seu coração.

Anônimo disse...

Primeiro gostaria que vc falasse pro Sr. Bessa que estou rezando por nós e por ele nas minhas orações pra São Peregrino.Ah acho que já te falei que tb sou recém mastectomizada, olha têm alguma vantagens, como diz o ditado"Há malas que vêm de trem", pude remarcar minha passagem de avião de Fortaleza até Manaus sem desembolsar nada de acréscimo, levando o atestado médico, posso comprar carrro novo sem pagar IPI, retirar Pasep e FGTS,vê se vc descobre mais algumas coisinhas que podemos ter.Lembra que ao sair de Manaus vc reclamou do frio no avião? pois é, vim pra Fortaleza no dia 06 de dezembro pra fazer a radioterapia, e ao sair o comandante perguntou se a climatizacão estava boa dentro do avião, aí eu pensei acho que é por causa da reclamação da Clélia, se ela viajou pela G.Desculpe-me se às vezes pareço muito íntima. Minina eu sinto como se a gente fosse amigas de infância, imagina?Um grande beijo no seu coração.

Carmen Romanini disse...

A palavra é COVARDIA!
Clélia querida, faço questão de dar este depoimento publicamente. Desde o primeiro momento que você me mandou o blog eu pensei: Não é dela ou não é ela...me recusei completamente a entrar no seu blog. Eu não queria saber que você tinha câncer e, como não temos amigos em comum, ficou assim protegida a minha covardia.
Na semana passada, no entanto, eu sonhei com você, um sonho muito forte, e resolvi entrar no seu blog e ler...Assim como ontem li esta postagem.
Só posso dizer que estou muito feliz por compartilhar o planeta com você; uma pessoa íntegra emocionalmente e uma vencedora portanto. Tive meu quinhão de aprendizado com você e o seu câncer. Não foi possível evitar. Que bom que me permiti ter a má notícia e a boa notícia também, assim tão próximas.
Te admiro, como sempre o fiz,mas desta vez homenageio sua luz e sua lucidez!
um beijo muito grande desta amiga um pouco distante.
Carmen

Mariana Rocha disse...

querida, um beijo forte! mas com cuidado de abraçar de levinho....
Mari

Licca Sousa disse...

Oieee..querida como está???
Graças á Deus que ocorreu tb bem!!!
Viu eu como te disse já passei por isso....Acho que a unica direfença e que estou com o expansor....
Mas de tempo ao tempo...td se encaixa novamente....
Me lembro da primeira vez que fui fazer a fisio do braço...a minha querida fisioterapeuta perguntou se eu tinha operado o seio ou o braço...rsrsrsrs...
Porque eu nem me atrevia a mexer os braços....mas devagar vc vai perceber que ele volta ao normal....
Na sexta fui fazer minha segunda fase da QT (taxotere)..vou te dizer que foi bem mais tranquilo...
Até poderia sentir algumas dores nos braços e juntas...vou ser sincera o que eu senti foi muita fome e umas formigações nas pontas dos dedos e dos pés...mas isso já era previsto...
Enjoô quase nada....
Mas querida como vc disse....
Logo logo...já irá acabar..e se Deus quiser vamos rir muito dessa fase....
Bjusssss no coração....
Fica com Deus..........

Dobrando sonhos disse...

Adoreiiiiii essa sua postagemmmm,quando eu crescer quero ser igual a vc(rsrsrsrsrssr)....
Entrei pra lhe dizer que minha irmã ganhou bb hoje e que fiquei tão emocionada quanto o dia que ganhei minha Laura,só que sem dor!!!!
Vou mandar um e_mail pra vc,assim estaremos trocando estóriass!!!!

Sinta-se eternamente abraçada(de leve),por mim!!!

ESTOU MUITO FELIZ!!!!

P.S:feliz por vc está bem,também!!!!

Anônimo disse...

Ok,
não vale dizer que quase liguei para você e não o fiz...
mas tenho que dizer que mesmo sem mandar uma palavra, pensei, rezei e torci pelo sucesso de mais essa etapa e para que seja a ultima nessa curva repentina na sua vida. A sua vida agora tomará seu curso natural, com os ensinamentos que Deus lhe deu, e com certeza, com seus valores revistos e fortalecidos pela sensação de quase ter ido. Mas não foi, e nem irá, sem antes aplicar na sua vida e de todos os que te rodeiam os tais ensinamentos que aprendeste.
um beijo no seu coração.
virginia moraes

Anônimo disse...

haa,
não deixe de usar hoje jóias, perfumes e as cores branca e azul.
Viva Iemanjá!!! Mãe dos mares e simbolo das mudanças,afinal nada como uma onda após a outra para mostra que o mar é diferente a cada dia!!
outro beijo no coração
virginia moraes

Anônimo disse...

Encontrar tuas palavras, emolduradas num humor maravilhoso, corajoso,que privilégio..sincero,honesto mas de uma garra..acredite,quem gosta de Tristeza é o "outro", vc determinou com sua alegria de quem vc é Filha! Paz e Bem Preciosa!

Anônimo disse...

Olá Clelia,
sou uma mulher de 41 anos, super saudável e muito alegre. Tanto que ninguem acredita que tenho essa idade, pq estou sempre no meio das festas. Mês passado recebi o diagnóstico de carcinoma e vou operar a mama. Vou fazer mastectomia radical e estou aqui agora, procurando informações na internet, tentando me acalmar com essa história toda... e eis que encontro seu blog. Puxa, Deus queira que eu pense assim como vc - estou com cancer, e daí? se quiser me escrever, vou gostar muito! Abraços, Monica
monicaparis@ig.com.br

CARLA disse...

MEU NOME É CARLA E MINHA MÃE HÁ DOIS ANOS RETIROU A MAMA DIREITA.ONDE FEZ A OPERAÇÃO FICOU DURO E MUITO DOLORIDO, ÁS VEZES ATÉ EM RESPIRAR ELA SENTE DOR. E TAMBÉM MEXEU NA AXILA. O BRAÇO DA MINHA MÃE E A MÃO É INCHADO. ME AJUDE. GRATA

luciana martins disse...

oi meu nome é luciana e sou fisioterapeuta oncológica ,trabalho em brasília há 12 anos nessa área e apredi muito o valor real da VIDA com vocês .Quero sempre passar paRA minhas pacientes que tem momemtos ruins na vida que nós temos que passar e só temos duas escolhas: passarmos felizes e com humor ou ficarmos tristes e chata mas independente da nossa escolha passaremos por esse momento,entre no meu blog que tem vários assuntos interressantes da minha experiência e de conselhos e assuntos informativos.Que DEUS continue te iluminando e te dando força para passar por esse momento o melhor possivel.se tiver alguma dúvida que possa te ajudar deixe no meu blog bjs luciana martins. blog http//fisioterapiaoncologicaelinfedema.blogspot.com

luciana martins disse...

oi meu nome é luciana e sou fisioterapeuta oncológica ,trabalho em brasília há 12 anos nessa área e apredi muito o valor real da VIDA com vocês .Quero sempre passar paRA minhas pacientes que tem momemtos ruins na vida que nós temos que passar e só temos duas escolhas: passarmos felizes e com humor ou ficarmos tristes e chata mas independente da nossa escolha passaremos por esse momento,entre no meu blog que tem vários assuntos interressantes da minha experiência e de conselhos e assuntos informativos.Que DEUS continue te iluminando e te dando força para passar por esse momento o melhor possivel.se tiver alguma dúvida que possa te ajudar deixe no meu blog bjs luciana martins. blog http//fisioterapiaoncologicaelinfedema.blogspot.com

celita fraga disse...

Oi ; Estou curtindo a minha depre e passeando pela net quando encontrei seu blog agora sou uma mastectomizada e estou tentando recomeçar foi bom encontrar seu blog