sexta-feira, 21 de novembro de 2008

22. Use Cateter, preserve seu braço.


Então, algumas pessoas, com menos de 20 anos, me perguntaram o que era cateter. Pois bem, segue abaixo a descrição direta do Wikipedia (com uma definição mais editada para o nosso caso) e bem básica. Atenção, a figura é opcional, ela pode apavorar maridos, namorados e afins, esses homens são meio frouxos, vide a escolha divina de nós termos os filhos e não eles. Tenho um conhecido que fez operação de apêndice aos 12 anos e até os 20 jurava de pé junto que ainda doía.

Wikipedia:
Na medicina, o cateter é um tubo que pode ser inserido em um ducto ou vaso (cateter vascular), em uma cavidade corpórea natural , possibilitando a injeção de fluidos.
Na maioria dos usos o cateter é um tubo fino, macio e flexível. Entretanto, o cateter poderá ter o diâmetro largo e ser de consistência dura.
O processo de inserção de um cateter é denominado de cateterização.


Entenderam? A segunta pergunta: Pra que serve? Vou ser direta: serve para não deixar seus braços horrorosos quando acabar a quimio (ela queima), e deixá-los livres durante sua sessão de uma hora e meia,. Assim você pode segurar o livro e mudar as páginas ao mesmo tempo, usar o lap-top, abraçar seu filho, cochilar sem ter medo da agulha te machucar, ou fazer o que sua imaginação permitir e a cortina que te dá uma certa privacidade também.
Portanto, se puder, use cateter. Essa foi minha escolha e de meu mastologista (que também é cirugião plástico e entende do assunto). Lembre-se que depois do seu câncer, dependendo da vida que você leva, ainda vai durar muitos anos e é muito melhor ter seus braços em condições favoráveis e lindinho, combinando com seios que você vai usar depois de masectomia.
A colocação do cateter é uma intervenção que não dói, não solta as tiras e não tem cheiro.
Pense no assunto depois que passar o susto do dignóstico.

4 comentários:

Teresa Bujokas Nunes disse...

Olá Clelia,
Gostei muito do que você postou!! Não tenho ou tive câncer, mas sou diabética e vou começar a usar uma bomba de infusão de insulina. A insulina sai da bomba e vai para o corpo através de um cateter, que eu estou com um pouco medo de colocar. Eu tomo várias injeções por dia (5 mais ou menos) para manter o diabetes sobre controle e com o uso da bomba eu não vou precisar mais dessas injeções. O que você escreveu me ajudou a ter mais coragem de colocar o cateter!!
Obrigada!!
Teresa

Elza Rimes de Carvalho Oliveira disse...

estou curada,tive um linfoma no abdome e pelves.A doença vai fazer tres anos em dezembro.mas ainda estou usando o cateter.o meu linfoma não foi o não hooken.pretendo tira-lo agora em janeiro.me de uma opinião se devo tirar ou esperar mais um pouco.Obrigado.atenciosamente-Elza

Anônimo disse...

Eu tb optei por utilizar o cateter, mas por alguma infelicidade tive infeccao e rejeicao, e assim tive q tira-lo. Pelo braco é horrivel mesmo, tiuve trombose e fiquei com manchas horriveis no braco.

Sara disse...

Eu acho que qualquer assistência médica que temos é bem-vinda, porque ninguém iria pegar alguma doença, espero que todos nós podemos obter qualquer tratamento gratuito como um estudo de mastologia ou de outra.